ESCOLHA SUA ÁREA DE INTERESSE
LATO SENSU
Clínica Integrada
Dentística
Ortodontia
STRICTO SENSU
Mestrado Profissional
Bioengenharia
Ciências Ambientais
Produção Animal
Mestrado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Doutorado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Pós-Doutorado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Informações sobre estrutura do curso, corpo docente e mais.
Envie para um amigo
Navegue abaixo:
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne do mundo, no entanto, as técnicas e tecnologias adotadas nos sistemas de produção e na grande maioria das propriedades, não permitem atingir o máximo do potencial produtivo. Para melhorar essa realidade, a Universidade Brasil oferece o Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal, com o intuito de desenvolvendo novas tecnologias e melhorar a formação dos técnicos que atuaram nesta área.
O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu, modalidade Profissional em Produção Animal, implantado no campus de Descalvado/SP, tem seu amparo legal na avaliação de propostas de cursos novos (APCN), aprovada em 2007 e homologada pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p. 25) e amparada na regulamentação do MEC (Portaria Normativa número 7 de 22 de junho de 2009), teve seu início em 2008 e já sofreu avaliações aprovadas pela CAPES, coordenação de área “Zootecnia e Recursos Pesqueiros, em cujas recomendações se apoia para atingir seus objetivos.
A sede do Programa localiza-se na Região Centro-Leste do Estado de São Paulo, distante da capital em 242 km, situando-se entre as rodovias Anhanguera (13 km) e Washington Luiz (32 km), com proximidades a Ribeirão Preto (107 km), Campinas (150km), reconhecida como polo de tecnologia, e São Carlos (40 km), polo de startups e considerada como o Vale do Silício brasileiro. Esses municípios da região onde Descalvado se insere são considerados Polos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios.
O Programa tem atuado no binômio pesquisa-inovação com o intuito de alavancar a competitividade entre as empresas privadas que atuam no Agronegócio da Produção Animal, aspirando suportar o desenvolvimento econômico, cultural (não vejo contexto para o cultural) e social no âmbito regional e nacional. Essa atuação é efetivada por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisas para a solução de problemas existentes no setor e buscando financiamentos em empresas privadas e agências de fomento à pesquisa e inovação.
Para sustentar essa interação Universidade-Empresas, o Programa conta com quadro de docentes altamente qualificados (12 docentes permanentes), atuantes na continuidade das pesquisas e formação de técnicos altamente competentes. Para atingir seus objetivos, também tem realizado parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa.
Os egressos do programa estão conseguindo progressões profissionais e novas colocações profissionais mais bem remuneradas, reforçando a importância do Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal da Universidade Brasil.
As pesquisas desenvolvidas pelo Programa no quadriênio (2017 – 2020) tiveram caráter profissional, pautadas na inovação de processos, produtos e desenvolvimento de aplicativos.
Demandas voltadas à segurança alimentar e sustentabilidade na produção animal também fizeram parte do escopo das dissertações do Programa, buscando compreender e solucionar problemas socioeconômicos em diferentes contextos regionais, sobretudo em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).
Profissionais, que possuam nível superior, envolvidos com a área de Produção Animal e áreas correlatas do setor do agronegócio.
O Programa de Pós-graduação em Produção Animal, em nível de Mestrado Profissional, tem como objetivo, formar profissionais que possam atuar na produção de animais ruminantes ou monogástricos na interface nutrição / manejo / sanidade. Desta maneira estes profissionais poderão reciclar ideias e somar conhecimentos de forma a interferir positivamente em suas respectivas áreas de atuação.
Os resultados das pesquisas e atividades técnicas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Animal trarão avanços significativos no desenvolvimento científico e tecnológico de modelos de manejo animal, nutrição, saúde, bem-estar que poderão ser realizados em parceria com inúmeras empresas. Esse diferencial técnico contribuirá significativamente na produção de ciência e tecnologia que o setor produtivo nacional demanda.
O programa tem por objetivo geral qualificar profissionais na área de Produção Animal, mediante demanda de mercado com ênfase na inovação tecnológica.
De forma específica, o Programa tem por objetivo:
Conheça nosso Corpo Docente:
Possui doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Jaboticabal. Desde setembro de 2007 coordena o Mestrado Profissional em Produção Animal...
Possui doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Jaboticabal. Desde setembro de 2007 coordena o Mestrado Profissional em Produção Animal. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Animal, Parasitologia, Probióticos e Delineamentos Experimentais.
Atua nas linhas de pesquisa de animais monogástricos e ruminantes envolvendo biotecnologia da reprodução aplicada à produção animal. Neste contexto têm avaliado o efeito da sazonalidade e condições ambientais...
Atua nas linhas de pesquisa de animais monogástricos e ruminantes envolvendo biotecnologia da reprodução aplicada à produção animal. Neste contexto têm avaliado o efeito da sazonalidade e condições ambientais na reprodução e produção de vacas de leite submetidas à inseminação artificial convencional (IA) e com tempo fixo (IATF) em sistema de free-stall. Dentro desta linha, trabalha com protocolos de IATF, suplementação mineral e suplementação de progesterona em bovinos de corte, envolvendo rebanhos localizados na região Norte do país. Nesta mesma região, têm orientado experimentos para a avaliação do desempenho reprodutivo (produção in vitro de embriões) e produtivo de raças de corte introduzidas na região Norte, como Murray Gray e Grayman. Na linha de monogástricos, tem como foco a reprodução equina, avaliando os efeitos de suplementos nutricionais na produção espermática de garanhões, com ênfase na melhoria do potencial reprodutivo e aumento da produção dentro da estação de monta. Nas éguas, têm conduzido experimentos envolvendo diagnóstico para endometrite e têm investigado os efeitos de determinados tratamentos na resposta inflamatória uterina, como o uso de ozônio.
Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Brasil, Mestre em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista, Doutor em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista, Pós-Doutorado pelo Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Animal da Universidade Estadual Paulista...
Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Brasil, Mestre em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista, Doutor em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista, Pós-Doutorado pelo Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Animal da Universidade Estadual Paulista, Pós-Doutor pelo Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.
Atualmente é Professor Titular na Universidade Brasil, atuando como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, no Programa de Pós-Graduação em Produção Animal e no curso de Graduação em Medicina Veterinária. Como pesquisador atua nas áreas de Aquicultura, Nutrição Animal, Produção de Monogástricos e Educação Ambiental.
Possui experiência internacional na área de biotecnologia aplicada aos animais de produção (monogástricos), com ênfase no estudo de genes relacionados aos fatores ambientais e nutricionais...
Possui experiência internacional na área de biotecnologia aplicada aos animais de produção (monogástricos), com ênfase no estudo de genes relacionados aos fatores ambientais e nutricionais. Tem atuado na área de cunicultura, com destaque para a realização de experimentos nas áreas de etologia e bem-estar. Professora Colaboradora do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais).
Na área de produção animal atua na avaliação nutricional de microelementos com ênfase no desenvolvimento de produtos com maior biodisponibilidade e menor toxicidade. Atua no desenvolvimento de fitoterápicos e nutracêuticos para uso animal...
Na área de produção animal atua na avaliação nutricional de microelementos com ênfase no desenvolvimento de produtos com maior biodisponibilidade e menor toxicidade. Atua no desenvolvimento de fitoterápicos e nutracêuticos para uso animal. Na área de produção vegetal possui trabalhos na recuperação de áreas degradadas, manejo da matéria orgânica e uso de resíduos na agricultura. Pesquisador Funep (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão) desde 1997.
Na área animal, atua na avaliação do comportamento, ambiência e bem-estar-estar, tanto com a pesquisa básica como na de precisão, em animais de produção, executando experimentos com desenvolvimento de softwares, aplicativos e desenvolvimento de produtos...
Na área animal, atua na avaliação do comportamento, ambiência e bem-estar-estar, tanto com a pesquisa básica como na de precisão, em animais de produção, executando experimentos com desenvolvimento de softwares, aplicativos e desenvolvimento de produtos. Trabalha também na área de forragicultura e pastagens, com ênfase na ecofisiologia da pastagem e na qualidade de forragens, tecnologia, forragens conservadas e desenvolvimento de produtos, gerando com isso a sustentabilidade do sistema de produção de animais a pasto. Na área agronômica, possui experiência com a linha de fisiologia de plantas, nutrição de solos e meio ambiente.
Tem ampla experiência na avaliação de alimentos, aditivos alimentares e coprodutos, análises químicas e avaliações in vitro, in situ e in vivo, com ênfase na otimização do desempenho produtivo. Tem atuado no desenvolvimento e avaliação de fitoterápicos para...
Tem ampla experiência na avaliação de alimentos, aditivos alimentares e coprodutos, análises químicas e avaliações in vitro, in situ e in vivo, com ênfase na otimização do desempenho produtivo. Tem atuado no desenvolvimento e avaliação de fitoterápicos para uso em bovinos leiteiros (produtividade e qualidade de leite). Pesquisador Funep (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão) desde 2020. Professor Colaborador USP.
Possui graduação em Engenharia Mecatrônica, Mestrado em Zootecnia e Doutorado em Engenharia. Atua principalmente nas áreas de automação industrial, desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, desenvolvimento de softwares e aplicativos, microeletrônica, robótica e zootecnia de precisão.
Possui graduação em Engenharia Mecatrônica, Mestrado em Zootecnia e Doutorado em Engenharia. Atua principalmente nas áreas de automação industrial, desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, desenvolvimento de softwares e aplicativos, microeletrônica, robótica e zootecnia de precisão.
Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Medicina Veterinária (Patologia Clínica Animal) pela Universidade Estadual Paulista e Doutor em Medicina Veterinária (Patologia Clínica Animal) pela Universidade Estadual Paulista...
Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Medicina Veterinária (Patologia Clínica Animal) pela Universidade Estadual Paulista e Doutor em Medicina Veterinária (Patologia Clínica Animal) pela Universidade Estadual Paulista. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2
Atualmente é Professor Titular na Universidade Brasil, atuando como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, no Programa de Pós-Graduação em Produção Animal e no curso de Graduação em Medicina Veterinária. Como pesquisador atua nas áreas de imunofarmacologia e ecotoxicologia, e sanidade de organismos aquáticos.
Zootecnista, com Pós-Doutorado em Produção Animal. Atua na área de Nutrição de Ruminantes, com ênfase na avaliação de coprodutos da agroindústria para formulação de dietas em bovinos confinados. Tem atuado, em parceria com empresas, na avaliação de dietas 100%...
Zootecnista, com Pós-Doutorado em Produção Animal. Atua na área de Nutrição de Ruminantes, com ênfase na avaliação de coprodutos da agroindústria para formulação de dietas em bovinos confinados. Tem atuado, em parceria com empresas, na avaliação de dietas 100% concentrado e na avaliação de aditivos alternativos que buscam melhorar o desempenho animal e reduzir impactos ambientais e resíduos no produto final destinado ao consumo humano.
Atua na área de avicultura com pesquisas desenvolvidas com frangos de corte, poedeiras comerciais e incubação de ovos, envolvendo nutrição, ambiência, bem-estar, morfofisiologia, termorregulação, avicultura de precisão e metanálise. É membro da Comissão da Associação Paulista de Avicultura (APA) desde 2019.
Atua na área de avicultura com pesquisas desenvolvidas com frangos de corte, poedeiras comerciais e incubação de ovos, envolvendo nutrição, ambiência, bem-estar, morfofisiologia, termorregulação, avicultura de precisão e metanálise. É membro da Comissão da Associação Paulista de Avicultura (APA) desde 2019.
Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz " da Universidade de São Paulo em 1969; Mestre (1971) e Doutor (1975) em Solos e Nutrição de Plantas pela mesma instituição. Professor Livre Docente (1977), adjunto (1980) e Titular (1984) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias...
Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz ” da Universidade de São Paulo em 1969; Mestre (1971) e Doutor (1975) em Solos e Nutrição de Plantas pela mesma instituição. Professor Livre Docente (1977), adjunto (1980) e Titular (1984) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Em suas linhas de pesquisa vem se preocupando com a sustentabilidade da produção agro pecuária. As pesquisas têm sido direcionadas para a recuperação de áreas degradadas pela atividade humana e na utilização dos resíduos orgânicos gerados nos centros urbanos, atividades agropecuárias e industriais para melhorar a qualidade do solo e aumentar a produtividade das culturas. Com o mesmo objetivo estão sendo desenvolvidas pesquisas com estimulantes para o desenvolvimento de plantas e animais de produção. É pesquisador Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).