Programas de Capacitação

No início do ano de 2020, os cursos de Educação Física – Licenciatura (Campus Itaquera) e Pedagogia (Campus Itaquera e Fernandópolis) da UB concorreram ao Edital nº 01 e 02 de 2020 da CAPES/MEC para Formação de Professores da Educação Básica. Concorremos a cotas dos programas PIBID e Residência Pedagógica. Felizmente, conseguimos ser aprovados e, a partir de outubro de 2020, iniciamos nossas atividades pedagógicas em parceria com as escolas de Educação Básica da rede pública do município de São Paulo e de Fernandópolis. Participar desses programas é de extrema importância para nossos docentes e discentes de nossa IES, tanto para aperfeiçoar ainda mais a formação de nossos alunos quanto contribuir para trazer mais qualidade aos nossos cursos de Licenciatura.

logo-pibid

PIBID (Programa de Iniciação à Docência)

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Saiba mais sobre:

Objetivos
  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Coordenação do Programa

Profª Drª Talita dos Santos Molina

Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência – PIBID (2022-2024)

Para mais informações sobre os programas
rppibid@universidadebrasil.edu.br

logo-residencia-pedagogica

Residência Pedagógica (RP):

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Saiba mais sobre:

Objetivos
  • Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
  • Induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
  • Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
  • Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Quem pode Participar

Podem participar alunos que estiverem matriculados nos cursos de licenciatura da Universidade Brasil.

Coordenação do Programa

Prof Ms. Kresley Magalhães

Coordenador Institucional do Residência Pedagógica (2022-2024)

Para mais informações sobre os programas