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Comissão Própria de Avaliação

A CPA da UB constitui-se em órgão colegiado com atribuições de condução dos processos de avaliação internos da Universidade Brasil, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelos órgãos de regulação da educação superior.

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A CPA possui atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes da Universidade Brasil.
Constituída por ato do dirigente máximo da Universidade Brasil, na CPA é assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada à composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

 

Principais atribuições

  • Conduzir os processos de avaliação interna da Universidade Brasil;
  • Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo MEC, INEP e CONAES;
  • Preparar e promover a elaboração de relatórios e/ou pareceres e encaminhá-los às instâncias competentes;
  • Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a implementação de uma cultura de avaliação da Universidade Brasil;
  • Apresentar projetos, programas e políticas que proporcionem a melhoria do processo avaliativo da Universidade Brasil.

 

Objetivos gerais

Sistematizar, desenvolver e alicerçar o processo de avaliação institucional, como forma de subsidiar a gestão administrativa, possibilitando à Universidade Brasil o aprimoramento na sua qualidade de ensino, pesquisa e extensão de forma contínua.

Saiba tudo sobre a CPA

Objetivos específicos
  • Implantar a cultura de avaliação com a sensibilização da comunidade interna e externa, demonstrando a importância do processo de autoavaliação como uma autocrítica, autoconhecimento e redirecionamento de metas e estratégias, coerentes ao PDI vigente;
  • Implementar métodos operacionais efetivos e abrangentes de divulgação e aplicação dos instrumentos avaliativos;
  • Publicar de forma significativa os resultados do processo avaliativo;
  • Identificar reais fragilidades e potencialidades da Instituição com vistas ao seu aperfeiçoamento gerencial;
  • Avaliar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação, e pós-graduação lato sensu, em parceria com os coordenadores de cursos e coordenadores de departamentos e núcleos;
  • Avaliar o corpo acadêmico (docentes e gestores da área acadêmica);
  • Avaliar as Coordenações de Estágios, a responsabilidade social e extensão, a iniciação científica e sua interface com outras áreas;
  • Avaliar, atualizar e disseminar o Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • Avaliar o egresso dos cursos de graduação e de cursos de pós-graduação lato sensu;
  • Avaliar e disseminar o Projeto Pedagógico de Curso em parceria com todos os órgãos envolvidos;
  • Avaliar as ações, resultados e procedimentos da Comissão Própria de Avaliação – CPA;
  • Orientar, acompanhar e promover as avaliações externas dos cursos e da Instituição;
  • Verificar e acompanhar as recomendações oriundas dos processos avaliativos internos e externos, oficiais e do sistema avaliativo próprio;
  • Avaliar a satisfação do corpo acadêmico e do corpo discente, docente e técnico administrativo em relação à cadeia de serviços.
Membros

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Brasil foi instituída pela Portaria GR nº 006/2024, com o prazo de mandato de 06 de junho de 2024 até 06 de junho de 2027. As especificidades do mandato e da composição da CPA estão descritas no Regulamento da CPA.

Campus São Paulo
Angela Mitzi Hayashi Xavier – Docente
Zélia Aparecida Felipe – Discente
Diego Bernardo Rizzo – Técnico-Administrativo
Erinaldo Andrade Gonçalves – Sociedade Civil

Campus Fernadópolis
André Willian Lozano – Docente
Adriano Gonzales Pellim – Técnico-Administrativo
Wellington Moreira Ribeiro – Discente
Lívia Martins Del Grossi – Sociedade Civil

Campus Descalvado
Fábio Mazzonetto – Docente
Ana Célia Araújo – Técnico-Administrativo
Lívia Costa – Discente
Mario Luiz Zambelli – Sociedade Civil

NEAD – Núcleo de Educação a Distância
Paulo Rodrigo Alves Bernardo – Docente-Presidente
Ana Cristina das Neves – Técnico-Administrativo
Jener Licon da Matta – Discente
Claudinei José Pereira – Sociedade Civil Organizada

Informações de contato

Presidente da CPA: Prof. Paulo Rodrigo Alves Bernardo
E-mail para contato: cpa.cpa@ub.edu.br
Endereço: Sala da CPA – Bloco Acadêmico – Campus Fernandópolis
Estrada Projetada F1, s/n, Fazenda Santa Rita – Fernandópolis/SP | 15600-000

CPA Sociedade

A avaliação é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas Instituições de Ensino Brasileiras. Nesse sentido, a CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Universidade Brasil (UB) propõe um questionário com o intuito de coletar opiniões sobre a interação/atuação da Instituição com a sociedade. Os resultados desta avaliação servirão para a UB implementar ações de melhoria continua. Por isso, a sua opinião é de fundamental importância.

Atenção: Se você ainda é aluno regularmente matriculado em qualquer curso da UB, pedimos encarecidamente que não utilize esse questionário da Sociedade, uma vez que existe um questionário específico para você na autoavaliação institucional da CPA que ocorre nos meses de outubro e novembro de cada ano. Obrigado!

Acesse também pelo QR-Code:

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Agradecemos sua participação.

Perguntas Frequentes – FAQ

A Universidade Brasil (UB) realiza a autoavaliação institucional?

Sim, realiza. A Universidade Brasil possui a CPA constituída que realiza todos os anos a autoavaliação. Avaliamos a instituição como um todo.

O que é a CPA?

É a Comissão Própria de Avaliação da Universidade Brasil.

Qual é a função da CPA e qual é o seu objetivo?

A CPA é responsável pela autoavaliação interna da nossa Universidade.
O objetivo principal da CPA é sistematizar, desenvolver e alicerçar o processo de avaliação institucional, como forma de subsidiar a gestão administrativa, possibilitando à Universidade Brasil o aprimoramento na sua qualidade de ensino, pesquisa e extensão de forma contínua.

A CPA busca promover a melhoria para cursos e, de modo geral, para toda a Universidade Brasil.

A CPA busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior a partir do processo de autoavaliação institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição.

Como a CPA é formada? Como os membros são indicados?

A CPA é formada por representantes dos alunos, professores, funcionários e membros da sociedade civil. Ao todo são 16 (dezesseis) membros, sendo 4 (quatro) de cada um dos públicos: 4 alunos, 4 professores, 4 funcionários técnico-administrativos e 4 representantes da sociedade civil. Os membros da CPA são indicados pela reitora da UB e nomeados através de portaria específica. A atual CPA tem mandato de 3 anos, de 06 de junho de 2024 até 06 de junho de 2027, conforme Portaria GR nº 006/2024.

Quais são as fases do processo de avaliação da CPA?
  • Planejamento do processo de avaliação e elaboração dos questionários de autoavaliação;
  • Sensibilização e apropriação da comunidade acadêmica, conscientizando todos da importância da CPA e incentivando a participação;
  • Coleta das respostas dos questionários e dos dados qualitativos e quantitativos dos cursos e departamentos da Universidade;
  • Análise dos dados e elaboração do relatório da CPA, contendo todas as informações obtidas;
  • Apresentação de um plano de ações previstas com base na análise;
  • Divulgação dos resultados obtidos para toda a comunidade acadêmica;
  • Envio do Relatório da CPA para o MEC;
  • Acompanhamento e análise dos planos de ação propostos e das conquistas obtidas com base no trabalho da CPA.
O que é avaliado pela CPA?

A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 20041, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que preconiza que toda instituição de educação superior, pública ou privada, constituirá uma CPA, responsável pela autoavaliação da Instituição considerando, obrigatoriamente, as dez dimensões institucionais, que são:
Dimensão 1 – A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
Dimensão 2 – A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, às bolsas de pesquisa e de monitoria e demais modalidades;
Dimensão 3 – A responsabilidade social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
Dimensão 4 – A comunicação dialógica com a sociedade;
Dimensão 5 – As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
Dimensão 6 – Organização e gestão da Instituição, especialmente quanto ao funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
Dimensão 7 – Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
Dimensão 8 – Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
Dimensão 9 – Políticas de atendimento aos estudantes;
Dimensão 10 – Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Essas dimensões estão organizadas em 5 (cinco) eixos avaliativos:
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 do SINAES (Planejamento e Avaliação). Inclui também um Relato Institucional, que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios emanados pela CPA, do período que constituiu o objeto de avaliação. Nesse Eixo 1, deve prever o Relatório de Autoavaliação Institucional.
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do SINAES.
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, Iniciação científica e Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do SINAES.
Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do SINAES.
Eixo 5 – Infraestrutura Física: contempla a dimensão 7 (Infraestrutura Física) do SINAES.

Quem pode responder os questionários da CPA?

Todos os discentes, docentes/tutores, coordenadores, funcionários técnico-administrativos, prestadores de serviços e egressos. À partir de 2022, a CPA também passou a coletar de forma inovadora as respostas da Sociedade e também da comunidade atendida nos pontos de prestação de serviços da UB (clínicas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, hospitais veterinários, Núcleos de Práticas Jurídicas, Unidades Básicas de Saúde, dentre outros).
A participação é totalmente voluntária e também anônima, garantindo o sigilo das informações pessoais.

Qual é a periodicidade da aplicação dos questionários da CPA e quando eles são aplicados?
A periodicidade é anual e os questionários são aplicados normalmente no final do segundo semestre de cada ano, em período agendado pela CPA e divulgado conforme o calendário acadêmico da UB.
Qual a importância de responder ao questionário da CPA?

É por meio das respostas dos diversos públicos envolvidos na autoavaliação que a CPA coleta as informações necessárias para a realização do diagnóstico da avaliação institucional. Esse diagnóstico servirá para o autoconhecimento institucional, orientará a gestão para a definição de seu planejamento estratégico a partir das potencialidades e fragilidades apresentadas em cada dimensão.

Como o relatório da CPA é feito e qual a sua importância para a UB?
A autoavaliação institucional caracteriza-se como um amplo processo, que busca e sistematiza a coleta, diagnóstico e análise dos dados e as informações obtidas com as respostas de toda a comunidade acadêmica. Analisados coletivamente pelos representantes de cada público (discentes, docentes/tutores, funcionários técnico-administrativos e representantes da sociedade civil), esses dados são interpretados e traduzidos em forma de relatório contendo a identificação das potencialidades e das fragilidades, bem como a proposta de um plano de ação contendo ações preventivas e ações corretivas para atacar as fragilidades. A partir daí, criam-se estratégias de superação de problemas e ampliação dos bons resultados, como pressupostos para consolidação e fortalecimento de seu projeto institucional.
Os relatórios da CPA ficam disponíveis para consulta para todos? Onde estão as informações da CPA?

Sim, o relatório está disponível para consulta pública no site da Universidade. Os relatórios da CPA, bem como todas as informações relativas a CPA, estão o site da UB. Veja ao final desse texto todos os documentos e faça o download.

O que se busca com o processo de autoavaliação da CPA a cada ano ou ciclo?
Ao cada ano/ciclo, busca-se realizar um processo de autoavaliação institucional que atende às necessidades institucionais, como instrumento de gestão e de ação acadêmico-administrativa de melhoria institucional, com evidência de que todos os segmentos da comunidade acadêmica estão sensibilizados e se apropriam dos resultados.
Como os resultados da CPA se transformam em ações nos cursos da UB?

Os resultados da CPA são discutidos em todos os órgãos (NDEs, colegiados de curso, conselho universitário CONSU) e planos de ação são implementados para a melhoria contínua da Universidade.

Dê exemplos das principais conquistas da CPA nos últimos anos?
  • Aumento contínuo do acervo de livros da biblioteca virtual;
  • Melhoria contínua da infraestrutura dos campi; salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaços de convivência, sanitários;
  • Investimento em tecnologia da informação, acesso à internet;
  • Realização de treinamentos e capacitações com docentes e funcionários;
  • Contínuo investimento na melhoria das condições de acessibilidade;
  • Investimentos em educação à distância;
  • Investimento na Central de Relacionamento com o Aluno (CRA) e informatização de serviços de atendimento.
    (maiores detalhes das conquistas da CPA estão no arquivo abaixo chamado: Resultados e Conquistas da CPA e Plano de Acompanhamento de Ações.
Como a comunidade acadêmica pode contribuir com o processo de autoavaliação da CPA?

Para contribuir com o processo de autoavaliação da CPA, é importante a comunidade acadêmica preencha o questionário da CPA completamente dentro do período estipulado de coleta. Com isso, será possível diagnosticar os pontos fortes, os pontos adequados, as oportunidades de melhoria a as fragilidades de cada aspecto pesquisado, permitindo assim a elaboração de planos de ações que irão melhorar continuamente a Universidade Brasil. É muito importante a participação de toda a comunidade acadêmica: alunos, docentes, coordenadores, funcionários e egressos.

Como a Sociedade pode participar da CPA da UB?

A CPA desenvolveu um questionário com o intuito de coletar opiniões sobre a interação/atuação da Instituição com a sociedade. Os resultados desta avaliação servirão para a UB implementar ações de melhoria continua.
Para participar, clique no link abaixo:

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