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Programas de Apoio ao Aluno

A Universidade Brasil comprometida com seu corpo discente, desenvolve a política de apoio ao discente para oferecer aos acadêmicos o suporte a as orientações necessárias para que possa contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e a preparação dos mesmos ao mercado de trabalho, promovendo condições para a
inclusão de seu corpo discente em todas as atividades acadêmicas e orientando os professores nas atividades didático-pedagógicas que proporcionem aos alunos pensar e construir percepções acerca da realidade, bem como formularem possíveis soluções evidenciando meios eficazes e ações interventoras atuando enquanto sujeitos ativos do processo educativo.

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Dessa forma, a política de apoio ao discente está centrada em três pontos fundamentais: acolhimento, permanência e acompanhamento do corpo discente da Universidade Brasil em observação às necessidades e peculiaridades dos
mesmos no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

Esse programa é complementar a formação acadêmica, oportunizando ao acadêmico o desenvolvimento de conhecimentos e aptidão na carreira, a qualificação acadêmica e
o estímulo à pró atividade é o propósito de uma educação superior, empreendedora, inovadora e inclusiva.

Objetivos

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Acolhimento e Retenção

Para receber em suas instalações os acadêmicos ingressantes, a Universidade Brasil possui um Programa de Acolhimento e Retenção direcionado de forma a atender as necessidades de quem ingressa ao ensino superior em um dos cursos da Universidade Brasil.

 

Neste sentido destacamos o programa de atividades de ambientação para os a alunos ingressos como um processo inicial de preparação de uma trajetória acadêmica que começa com as seguintes etapas:

  1. Ambiente de Integração: os acadêmicos ingressos são apresentados aos gestores, coordenadores de graduação;
  2. Dentro do programa de Acolhimento também ocorrem visitas a biblioteca e orientação sobre funcionamento, empréstimos de livros físicos e acesso a biblioteca virtual, assim como a reserva de livros de forma online e horário de funcionamento;
  3. Apresentação da Secretaria, formas de solicitar documentos de modo presencial e online, horário de funcionamento e prazos de entrega;
  4. Apresentação dos Laboratórios, horário de funcionamento, forma para utilização e acesso, programas e softwares disponíveis;
  5. Informações sobre os pontos de acessos a rede sem fio (WIFI), e senhas de segurança para os acadêmicos;
  6. Aula inaugural expondo o Regimento Interno da IES, palestra sobre estágio (obrigatório e não obrigatório), elaboração de currículo profissional e acadêmico;
  7. Apresentação da Matriz Curricular dos respectivos Cursos de Graduação, exposição de orientação sobre o curso escolhido, perfil profissional e outros.
 

Adicionalmente, através do acompanhamento pelas coordenações e setores responsáveis, conteúdos específicos são disponibilizados (presenciais ou a distância) de forma a auxiliar os discentes que apresentem dificuldades acadêmicas. Tais ações podem ser feitas através de ‘aulas de reforço’, monitoria e outros.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPP

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPP é um órgão de apoio acadêmico atuante, previsto nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade Brasil, no apoio aos discentes e docentes, decorrente da Política Institucional de Ensino e parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional da IES.

 

Objetivos
O NAPP visa contribuir com a excelência da qualidade do ensino, oferecendo ao professor e ao aluno um espaço que possibilite a escuta, o compartilhamento de dificuldades no âmbito acadêmico e pessoal. Desta forma, prevê:

  • realização de grupos de reflexões temáticas; 
  • realização de triagens; 
  • atendimentos individuais e grupais; 
  • levantamento do perfil da clientela; 
  • promoção de espaço de sensibilização; 
  • oferecimento de mecanismos de nivelamento com enriquecimento curricular;

 

Atribuições 
São atribuições do NAPP em relação ao corpo discente: 

 

  • Acolher o aluno que ingressa nos cursos da Universidade Brasil para melhor adaptação à vida acadêmica; 
  • Auxiliar o estudante com dificuldade de aprendizagem, prestando-lhe apoio psicopedagógico; 
  • Motivar a participação do aluno na vida acadêmica, oferecendo o atendimento necessário; 
  • Auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos da instituição; 
  • Orientar o aluno no seu desenvolvimento educativo/cognitivo e sócio/afetivo; 
  • Proporcionar ao aluno orientação pessoal e profissional;
  • Proporcionar o desenvolvimento de habilidades interpessoais;
 

Essas orientações consistem em: 

  • Apoio Psicopedagógico
  • Orientação Escolar e Profissional
  • Orientação ao Portador de Transtorno de Espectro Autista

Monitoria

A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem, dentro das necessidades de formação acadêmica, destinada aos alunos regularmente matriculados, respondendo à instância do ensino, sendo compreendida a pesquisa e a extensão como elementos que se inter-relacionam.

Objetiva despertar o interesse pela docência, mediante, o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio da participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos, além de possibilitar a apropriação de habilidades em atividades didáticas.

Como metodologia de trabalho prioriza-se o estudo em grupo dos conteúdos trabalhados pela disciplina. Dessa forma, cumpre-se o objetivo de tornar os monitores um grupo de trabalho, mantendo a função do monitor de facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

 

Objetivos

  • Aprimorar o processo ensino-aprendizagem na perspectiva discente, possibilitando ao aluno através do projeto de monitoria a vivência com a prática pedagógica, como uma outra possibilidade de atuação.
  • Propiciar ao aluno oportunidade de desenvolver suas habilidades para a carreira docente, nas funções de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para aperfeiçoamento e/ou aprimoramento, procurando uma melhoria no aprendizado, buscando uma relação interpessoal com os demais alunos estabelecendo uma maior integração e troca de experiências.
  • Criar caminhos para o desenvolvimento de novas práticas e técnicas aplicáveis ao curso de graduação que venham a contribuir para a melhoria do ensino superior.

 

Metodologia

  • Agendamento de reuniões semanais para discussão e possíveis alinhamentos nas atividades desenvolvidas e/ou a serem nas aulas futuras;
  • Reuniões de estudo e aprofundamento entre o professor e o monitor;
  • Reuniões de estudo e aprofundamento entre o professor e o monitor dos conteúdos desenvolvidos pela disciplina, conforme bibliografia previamente selecionada;
  • Reuniões de planejamento das atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos;
  • Resumo e fichamento dos textos e/ou livros por parte do monitor para aprofundamento teórico e discussão nas reuniões de estudo com o professor;
  • Elaboração de cronograma para melhor desenvolvimento das atividades tais como: pesquisa de campo, visitas técnicas agendadas, atividades em sala, preenchimentos de relatórios, entre outros.

Nivelamento

A Universidade Brasil oferece cursos de nivelamento como apoio aos estudantes, por meio de ações que minimizem as lacunas em relação aos conceitos básicos de ensino médio.

 

Os cursos têm por objetivo:

  • oportunizar igualdade de condições de acesso à informação e ao conhecimento;
  • proporcionar a construção dos conhecimentos, possibilitando um melhor desenvolvimento no ensino superior;
  • minimizar a dificuldade dos estudantes em relação aos conteúdos fundamentais da Educação Básica nas áreas de Biologia, Língua Portuguesa e Matemática.

 

O nivelamento é disponibilizado na modalidade a distância a todos os alunos matriculados durante o período letivo, e permite que os estudantes acessem as atividades de forma on-line, de acordo com sua disponibilidade.

O aluno, ao realizar sua inscrição, poderá acessar o material através do ambiente virtual Moodle a partir do início do semestre letivo

Financiamentos

A Universidade Brasil busca a excelência educacional e a melhoria contínua, tendo como foco o aluno e o desenvolvimento socioeconômico. Essa inter-relação da Instituição com a Comunidade, focada em princípios éticos e com responsabilidade social, contribui para o desenvolvimento da sua região de influência. Assim, a instituição expressa responsabilidade social por meio de oferta de formação, aperfeiçoamento (cursos, programas, projetos etc.), por meio da pesquisa e de sua socialização.

 

Destaca sua responsabilidade de igual forma, criando o Programa de Monitoria e de Iniciação Científica como os seguintes objetivos:

  • possibilitar, mediante recursos próprios da Universidade Brasil, a concessão de Bolsas a alunos matriculados na instituição, visando o incentivo aos estudos e possibilitando o ingresso na carreira profissional;
  • incentivar a participação dos alunos em atividades que possibilitem a complementação da aprendizagem, mediante o engajamento em Projetos de incentivo à aprendizagem;
  • proporcionar, ao aluno bolsista, atividades que possibilitem o seu crescimento pessoal e profissional, estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para o mundo do trabalho e da pesquisa.

 

A Universidade Brasil, inserida num ambiente de pronunciada diversidade cultural e identificada por sua história de integração com a comunidade, pelo compromisso com o conhecimento e o desenvolvimento da sua região de abrangência, planeja e executa políticas institucionais que trazem impactos sociais significativos, principalmente pela inclusão social e possibilidade de educação superior por intermédio de Programas Governamentais (FIES) e do Programa de Bolsas de Estudo da própria instituição.

 

FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. O estudante interessado em obter financiamento para o curso superior deve inscrever-se no processo seletivo do Fies, conduzido pela Secretaria de Educação Superior – SESu do Ministério da Educação – MEC e regularmente matriculado em curso de graduação não gratuito com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES oferecido por Instituição de Ensino Superior – IES cuja mantenedora tenha efetuado adesão ao FIES, nos termos da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2010 . O FIES é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.

 

ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

 

Bolsas Institucionais
Bolsas de estudos são descontos no valor da mensalidade oferecidos por instituições de ensino particular que pode ser parcial ou total. As bolsas de estudos são oferecidas em vários níveis de ensino, da educação básica ao ensino superior. Existem vários tipos de bolsas de estudos. Entre elas estão às oferecidas por entidades filantrópicas e por isso são isentas de vários impostos. Em contrapartida devem fazer ações de caridade em sua comunidade. O critério de seleção é elaborado pela própria instituição. Existem também as bolsas estaduais, que são oferecidas para pessoas que querem estudar em uma instituição de ensino particular e não tem renda para pagar a mensalidade completa. O estado faz com que as instituições ofereçam bolsas a essas pessoas, sendo que cada entidade escolhe os métodos e seleção.

Estágios

A Universidade Brasil, por meio CIEE – Centro de Integração Empresa Escola possui convênio e acompanhamento constante dos acadêmicos que fazem estágios não obrigatórios. Também em parceria com outras entidades públicas e privadas, promove a divulgação das vagas e até mesmo realiza o processo seletivo, dentro de suas dependências, conforme o caso.

Ouvidoria

A Ouvidoria é um órgão autônomo e interno da IES, responsável por receber, em segunda instância, manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões, que tem por finalidade contribuir com o desenvolvimento da instituição, atuando como canal de interlocução com a comunidade interna e externa, em defesa dos princípios da legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.

 

São objetivos e diretrizes da Ouvidoria:

  1. Garantir que as questões dos manifestantes cheguem ao conhecimento de quem tem poder de decisão para corrigir as demandas, agindo com rapidez e imparcialidade;
  2. Atuar na manutenção do bom atendimento, em parceria com outras unidades da IES, agindo oportunamente para administrar conflitos;
  3. Defender os direitos dos membros da comunidade interna e externa em suas relações com a IES;
  4. Diagnosticar os problemas da prestação dos serviços, com base nas reclamações e sugestões recebidas, e recomendar correções, com intuito de evitar reincidências;
  5. Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, honesta e objetiva, para possibilitar que as informações fluam de maneira rápida e sem nenhum entrave burocrático.

 

O acesso da comunidade interna e externa à Ouvidoria deverá ser realizado através de formulário eletrônico que encontra-se no site da Universidade Brasil (https://universidadebrasil.edu.br/portal/) e também através do e-mail institucional ouvidoria@universidadebrasil.edu.br.

Programa de Acompanhamento de Egressos

O Programa de Acompanhamento do Egresso (PAE) é um canal de integração entre o ex-aluno e a Instituição. Esse elo proporciona benefícios ao egresso e à própria IES. Aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer, aprender a ser, fazer parte desta história enquanto Instituição de Ensino. Os egressos são orientados no desenvolvimento de habilidades e competências que ajudarão a aumentar seu nível de empregabilidade. Alunos e ex-alunos terão a possibilidade de cadastrar os seus currículos, assim como, a universidade também terá um espaço para cadastrar as suas oportunidades de trabalho.

O cadastro será atualizado com inserção de informações em campos que permitirão colher as informações necessárias para estabelecer o perfil profissional do egresso.

Com base nos dados coletados, a IES pode realizar um diagnóstico sobre os egressos de seus cursos superiores. Este trabalho oferece a oportunidade para estabelecer relações entre o desempenho dos profissionais egressos e o perfil do formando delineado no Projeto Pedagógico de cada Curso.

Assim, como forma de aproximar e acompanhar a evolução dos egressos ao longo de sua vida profissional, a IES oferecerá alguns serviços, tais como: realização de eventos científicos, culturais, técnicos e artísticos, oportunizando assim a formação continuada aos seus ex-alunos.

Diversos serviços são/estarão disponíveis, como: vagas de estágio e emprego disponibilizadas por empresas credenciadas e para trainees, cadastro de ex-alunos e instruções sobre a confecção de relatórios de estágio e consultoria, manual do estagiário (com dicas de comportamento, entrevistas e outros), listagem de empresas conveniadas às quais os alunos podem encaminhar seus currículos, realização de palestras e cursos gratuitos com o intuito de atualizar e ampliar conhecimentos de alunos e ex-alunos.

 

As coordenações de curso geram Relatório de Acompanhamento do Egresso gerado através de uma pesquisa que objetiva:

  • Diagnosticar a situação profissional atual dos formandos;
  • Adequar o currículo e o perfil do egresso às exigências do mercado de trabalho;
  • Avaliar a satisfação do ex-aluno em relação ao curso e à instituição.

Comunicação

A Universidade Brasil acredita e investe no relacionamento com seus alunos. Para melhor atendê-los, contamos com múltiplas alternativas de contato que podem ser sintetizadas em:

  • Central de Relacionamento com o Aluno – remoto
  • Central de Cursos – atendimento presencial no Campus
  • App UB
  • Ouvidoria

 

A Central de Relacionamento com o Aluno tem por propósito acolher as solicitações dos estudantes e endereçar às áreas responsáveis para dar maior celeridade à resolução dos casos. A CRA está sediada em São Paulo, no prédio da Reitoria (Rua Três de Dezembro, 38) e conta com um time de atendentes, analistas e supervisores prontos para o atendimento em telefone, whatsapp (0800 780 7070) e e-mail (cra@ub.edu.br).

Mobilidade Acadêmica

A mobilidade acadêmica é o processo que possibilita ao discente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) estudar em outra Universidade, sendo nacional ou internacional, por meio de um vínculo temporário. Após a conclusão do intercâmbio, o estudante pode obter um comprovante de estudos e, possivelmente, o aproveitamento de disciplinas em sua instituição de origem.

A mobilidade acadêmica envolve a existência de condições apropriadas, que contribuem com a formação e o aperfeiçoamento dos quadros docente e discente, objetivando a aquisição de novas experiências e a interação com outras culturas.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional deve ser realizado de acordo com o Calendário Universitário da IES estrangeira, permitindo que os estudantes participantes do programa estejam sujeitos às normas regimentais e estatutárias da IES de destino. Normalmente a mobilidade acadêmica não excede um ano letivo (dois semestres).

A Mobilidade Nacional não se aplica a pedidos de transferência de alunos entre as IES, que serão enquadrados em normas específicas.

O afastamento temporário da instituição somente se efetivará quando a IES receber, da instituição pretendida, comunicação formal de aceitação da solicitação, acompanhada do respectivo comprovante de matrícula. No período de afastamento temporário, o estudante terá sua vaga assegurada no respectivo curso, com matrícula que o identifique como integrante do Programa de Mobilidade Acadêmica, devendo esse período ser computado na contagem do tempo máximo disponível para integralização do curso.

Acessibilidade

Todos os conteúdos possuem plena acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional. Para tal, toda a disciplina é estruturada para favorecer a dialogicidade dos recursos, por meio de linguagem clara, direta e acessível para o perfil do estudante, bem como com o uso de legendas, imagens, ícones e gráficos que permitam o aprendizado por diferentes populações, independente de alguma deficiência apresentada.

Todos os conteúdos e habilidades são trabalhados por meio de recursos pedagógicos modernos que priorizam a interatividade entre o estudante e o AVA, facilitando a compreensão e favorecendo o seu protagonismo. Além disso, todos os conteúdos possuem plena acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional. Para tal, toda a disciplina é estruturada para favorecer a dialogicidade dos recursos, por meio de linguagem clara, direta e acessível para o perfil do estudante, bem como com o uso de legendas, imagens, ícones e gráficos que permitem o aprendizado por diferentes populações, independente de alguma deficiência apresentada.

Ressalte-se ainda que o material didático apresentado no AVA apresenta linguagem inclusiva e acessível, além de utilizar recursos comprovadamente inovadores e exitosos. Para tal, o material didático disponibilizado ao corpo discente dos cursos de graduação da Universidade Brasil passa por discussão didática, pedagógica e técnica e é validado pela equipe multidisciplinar. Tal perspectiva, portanto, permite incorporar aspectos relacionados à abrangência, ao aprofundamento e às reflexões teóricas, metodológicas, instrumentais, operacionais e de caráter bibliográfico, o que favorece à consolidação do perfil formativo delineado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

Programa de Proteção dos Direitos da pessoa com Transtorno de Espectro Autista e Síndrome de Asperger

Através da Lei 12.764 (Lei nº12.764, de 27 de dezembro de 2012) que institui a “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, faz com que os autistas passem a ser considerados oficialmente pessoas com deficiência, tendo direito a todas as políticas de inclusão do país – entre elas, as de Educação.

A Universidade Brasil desenvolve uma política para o atendimento de alunos com deficiência através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPP composto por pedagogos e psicopedagogos que de forma interdisciplinar através de projetos desenvolvidos pelos cursos em desenvolvido.

O grande objetivo é discutir, elaborar, acompanhar e avaliar as ações e projetos referentes às questões que envolvem o aluno com necessidades especiais.

O Plano de Adequação do Espaço Físico para Portador de Deficiências será elaborado em conjunto com a Reitoria, com fundamento no Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Entre as principais atividades, destacam-se:

  • O suporte pedagógico ao professor, se necessário, no trato com o aluno com deficiência;
  • Reestruturação do ambiente já existente, facilitando o acesso de pessoas com deficiência;
  • Organizar cursos de capacitação dirigidos a professores e funcionários relacionados às questões teórico-práticas que dizem respeito à deficiência; adquirir novos equipamentos e recursos necessários;
  • Estimular e envolver a questão da deficiência frente à comunidade acadêmica (corpo discente, docente e administrativo) e frente a projetos de pesquisa, cursos de extensão, entre outros que surgirem; 
  • Criar e atualizar um cadastro que comporte o quadro de alunos da Graduação, Pós-graduação com deficiência;
  • Estimular projetos de pesquisa e extensão que tratem da temática; assegurar novas instalações.
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