ESCOLHA SUA ÁREA DE INTERESSE
LATO SENSU
Clínica Integrada
Dentística
Ortodontia
STRICTO SENSU
Mestrado Profissional
Bioengenharia
Ciências Ambientais
Produção Animal
Mestrado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Doutorado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Pós-Doutorado Acadêmico
Engenharia Biomédica
O processo de inovação é, essencialmente, a construção de novas formas de pensar, novos processos, novas metodologias, novas estruturas. A inovação se apresenta em diferentes modos, podendo estar focada em um processo, produto, serviço ou modelo de negócio.
Nesse cenário, é objetivo do grupo o conhecimento e a divulgação de ações já existentes ou que estejam em planejamento e possuam características de serem inovadoras nos âmbitos de nossa instituição de ensino.
Envie para um amigo
Inovar é criar algo novo. É introduzir novidades, renovar, recriar; é mudar ou melhorar algo que já existe, não somente nos quesitos tecnológicos e culturais, mas nos ambientes como um todo. Todos os cenários de atividades têm potencial e devem gerar essas mudanças.
Podemos dizer que a inovação pode ser entendida como conjunto de ações elaboradas e implementadas, com o objetivo de otimizar tanto o que uma empresa oferece aos seus clientes quanto os seus próprios processos, para que seja possivel desenvolver suas atividades com crescentes qualidade e modernidade.
Segundo Massini-Cagliari (2018), a necessidade de inovar se baseia na afirmativa de que uma universidade, por exemplo, não pode ficar alheia às transformações da sociedade na qual se integra, pois trabalha com a formação de cidadãos globalmente engajados.
Inovação na UB
São exemplos de inovação em nossa instituição o uso do ambiente virtual de aprendizagem, o aplicativo em dispositivo móvel, as bibliotecas virtuais com acesso remoto, a biometria facial para os funcionários, o canal de conversa do aluno com a universidade para resolução de problemas (CRA).
A aula em ambiente virtual, por exemplo, vai muito além de oferecer tarefas que o aluno faz remotamente e devolve ao professor. Esse aprendizado está inserido no contexto de que, na atualidade, temos uma sociedade inserida num mundo digital e devemos usar essa nova ferramenta pedagógica de modo consciente e comprometido com o crescimento do cidadão que estamos formando.
Saiba mais sobre:
Fabiana Neman: fabiana.neman@ub.edu.br
Adriano Pellim: adriano.pellim@ub.edu.br
Andre Luis Dolenscko: andre.dolencsko@ub.edu.br
Ana Cristina Neves: ana.dneves@ub.edu.br
Christian Mineffi: christian.mineff@ub.edu.br
Fabio Mazzonetto: fabio.mazzonetto@ub.edu.br
Luiz Pontel: pontel.lps@ub.edu.br
Quer enviar suas atividades inovadoras para divulgarmos?
Quer tornar-se colaborador e deseja ter orientação para iniciar nesse caminho de inovação?
Tem dúvidas sobre o nosso trabalho?
Envie já um e-mail para nucleo.inovacao@ub.edu.br