ub-logo-blue

Pós-graduação Ciências Ambientais

Informações sobre estrutura do curso, corpo docente e mais. 

Envie para um amigo

bg-ub-default-desktop

Navegue abaixo:

Apresentação

O Programa iniciou sua atuação no município de Fernandópolis, localizado na Região Noroeste Paulista, a 86 km do Estado do Mato Grosso do Sul, a 45 km do Sul de Minas Gerais e a 110 km do município de São José do Rio Preto – SP (município mais próximo com oferta de cursos de Stricto sensu). Essa região é estratégica, pois a proximidade com as regiões do Triângulo Mineiro e Nordeste do Matogrosso do Sul, resultam na integração de características socioambientais e agrícolas regionais, que necessitam de soluções complexas na busca da sustentabilidade.

A Região Noroeste Paulista é caracterizada economicamente por atividades que representam aproximadamente 3% do PIB do estado de São Paulo, onde destacam-se: (1) produção agropecuária integrada às atividades agroindustriais, representada não só pela pecuária e fruticultura, mas também por um dos polos canavieiros mais importantes do Estado e do Brasil, com cerca de 50 unidades de produção bioenergética e cerca de 1.200.000 hectares cultivados com cana; (2) maior região produtora de látex do Estado de São Paulo (25% da produção nacional); (3) polo de geração de energia, com 7 (sete) grandes usinas hidrelétricas, que juntas correspondem a cerca de 7,5% do total gerado no país; (4) desenvolvimento do setor da aquicultura com a produção em tanques redes nos reservatórios das usinas hidrelétricas; e (5) setor terciário constituído pelo turismo rural, de esportes náuticos nos grandes reservatórios de hidroeletricidade, de águas termais, religioso e cultural, abrigando inclusive festivais nacionais e internacionais de teatro. Esse perfil proporcionou como principais impactos regionais, o baixo percentual de vegetação nativa remanescente, a degradação de pequenos cursos d’água, a poluição do ar causada por incêndios em áreas comerciais de cana-de-açúcar, epidemias de doenças disseminadas por vetores como o Aedes aegypti, concentração de renda, entre outros.

Diante dessa complexidade socioambiental regional, a presença local do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil foi e é imprescindível na formação profissional em pós-graduação e o desenvolvimento de PD&I, inclusive em cooperações e intercâmbios com instituições públicas e empresas privadas, nacionais e internacionais.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular, do Programa, que contempla um total de 92 (noventa e dois) créditos, é composto de 32 (trinta e dois) créditos em disciplinas e 60 (sessenta) créditos no desenvolvimento da Dissertação. Os créditos em disciplinas são obtidos com a frequência e aproveitamento em 6 (seis) disciplinas obrigatórias e 2 (duas) eletivas dentre as 9 (nove) eletivas ofertadas. Considerando que a equivalência do crédito é de 12 horas, o Profissional, ao final do curso, deverá ter cumprido um mínimo de 384 horas em disciplinas. O conteúdo das disciplinas é ministrado em aulas teóricas e práticas, além de visitas técnicas de campo organizadas pelos Docentes.

Conheça nosso Corpo Docente:

Pular para o conteúdo