Pós-graduação Ciências Ambientais

Informações sobre estrutura do curso, corpo docente e mais.

Navegue abaixo:

Apresentação

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne do mundo, no entanto, as técnicas e tecnologias adotadas nos sistemas de produção e na grande maioria das propriedades, não permitem atingir o máximo do potencial produtivo. Para melhorar essa realidade, a Universidade Brasil oferece o Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal, com o intuito de desenvolvendo novas tecnologias e melhorar a formação dos técnicos que atuaram nesta área.

O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu, modalidade Profissional em Produção Animal, implantado no campus de Descalvado/SP, tem seu amparo legal na avaliação de propostas de cursos novos (APCN), aprovada em 2007 e homologada pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seç. 1, p. 25) e amparada na regulamentação do MEC (Portaria Normativa número 7 de 22 de junho de 2009), teve seu início em 2008 e já sofreu avaliações aprovadas pela CAPES, coordenação de área “Zootecnia e Recursos Pesqueiros, em cujas recomendações se apoia para atingir seus objetivos.

A sede do Programa localiza-se na Região Centro-Leste do Estado de São Paulo, distante da capital em 242 km, situando-se entre as rodovias Anhanguera (13 km) e Washington Luiz (32 km), com proximidades a Ribeirão Preto (107 km), Campinas (150km), reconhecida como polo de tecnologia, e São Carlos (40 km), polo de startups e considerada como o Vale do Silício brasileiro. Esses municípios da região onde Descalvado se insere são considerados Polos Regionais de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios.

O Programa tem atuado no binômio pesquisa-inovação com o intuito de alavancar a competitividade entre as empresas privadas que atuam no Agronegócio da Produção Animal, aspirando suportar o desenvolvimento econômico, cultural (não vejo contexto para o cultural) e social no âmbito regional e nacional. Essa atuação é efetivada por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisas para a solução de problemas existentes no setor e buscando financiamentos em empresas privadas e agências de fomento à pesquisa e inovação.

Para sustentar essa interação Universidade-Empresas, o Programa conta com quadro de docentes altamente qualificados (12 docentes permanentes), atuantes na continuidade das pesquisas e formação de técnicos altamente competentes. Para atingir seus objetivos, também tem realizado parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa.

Os egressos do programa estão conseguindo progressões profissionais e novas colocações profissionais mais bem remuneradas, reforçando a importância do Programa de Mestrado Profissional em Produção Animal da Universidade Brasil.
As pesquisas desenvolvidas pelo Programa no quadriênio (2017 – 2020) tiveram caráter profissional, pautadas na inovação de processos, produtos e desenvolvimento de aplicativos.

Demandas voltadas à segurança alimentar e sustentabilidade na produção animal também fizeram parte do escopo das dissertações do Programa, buscando compreender e solucionar problemas socioeconômicos em diferentes contextos regionais, sobretudo em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).

Público-alvo

Profissionais, que possuam nível superior, envolvidos com a área de Produção Animal e áreas correlatas do setor do agronegócio.

O Programa de Pós-graduação em Produção Animal, em nível de Mestrado Profissional, tem como objetivo, formar profissionais que possam atuar na produção de animais ruminantes ou monogástricos na interface nutrição / manejo / sanidade. Desta maneira estes profissionais poderão reciclar ideias e somar conhecimentos de forma a interferir positivamente em suas respectivas áreas de atuação.

Os resultados das pesquisas e atividades técnicas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Animal trarão avanços significativos no desenvolvimento científico e tecnológico de modelos de manejo animal, nutrição, saúde, bem-estar que poderão ser realizados em parceria com inúmeras empresas. Esse diferencial técnico contribuirá significativamente na produção de ciência e tecnologia que o setor produtivo nacional demanda.

Objetivos

O programa tem por objetivo geral qualificar profissionais na área de Produção Animal, mediante demanda de mercado com ênfase na inovação tecnológica.

De forma específica, o Programa tem por objetivo:

• transferência de tecnologia para empresas privadas no setor agropecuário, desenvolvimento de produtos, patentes, desenvolvimento de softwares e aplicativos informatizados;
  • consolidação de parcerias, permitindo desenvolvimento de pesquisas com a participação de colaboradores e instituições de excelência, que contribuam para o êxito do programa e de seus discentes e egressos;
  • colaboração com organizações governamentais e não governamentais (sindicatos rurais, Secretarias da Agricultura, SEBRAE, SENAR, EMATER, entre outras), que desenvolvem programas sociais, de modo a contribuir na formação e apoio técnico aos jovens e produtores da área rural;
  • estimular a capacidade de trabalho em equipe e desenvoltura dos discentes na organização e condução de eventos técnicos (workshops, “Dias de Campo”, palestras em feiras agropecuárias, entre outros).

Conheça nosso Corpo Docente: