ESCOLHA SUA ÁREA DE INTERESSE
LATO SENSU
Clínica Integrada
Dentística
Ortodontia
STRICTO SENSU
Mestrado Profissional
Bioengenharia
Ciências Ambientais
Produção Animal
Mestrado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Doutorado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Pós-Doutorado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Indique para um amigo
O curso de medicina é responsável por formar médicos altamente qualificados que desempenham um papel crucial na promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças.
Um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas, aliviando o sofrimento e salvando vidas.
Paixão pelo cuidado com as pessoas: Muitas pessoas escolhem a medicina porque têm uma paixão genuína por ajudar os outros. O desejo de aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas é uma motivação poderosa para entrar nessa profissão.
Impacto positivo na sociedade: A medicina oferece a oportunidade de fazer uma diferença significativa na sociedade. Os médicos têm a capacidade de salvar vidas, curar doenças e melhorar a saúde das pessoas. Essa capacidade de impacto é uma das razões pelas quais a medicina é uma profissão tão gratificante.
Desafio intelectual: A medicina é uma área altamente desafiadora intelectualmente. Os estudantes de medicina são constantemente desafiados a aprender sobre o corpo humano, doenças, diagnósticos e tratamentos. O estudo da medicina requer habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e dedicação à aprendizagem contínua.
Consulte também ofertas especiais,
bolsas de estudo e financiamentos.
Mais informações
O curso de medicina da Universidade Brasil teve sua aula inaugural em agosto/2003 e, desde então, vem mantendo seu compromisso na formação de médicos generalistas humanistas, críticos, éticos e com competência técnica para atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Localizado em Fernandópolis, cidade com posição geográfica privilegiada no noroeste do Estado de São Paulo, o campus conta com uma ampla infraestrutura, além de instalações modernas e com alta tecnologia que apoiam a experiência acadêmica do aluno desde o primeiro semestre, como laboratórios de anatomia, multidisciplinar, de microbiologia e biotecnologia e técnica cirúrgica; salas de aula de metodologia ativa; um imponente Centro de Simulação Realística e a Policlínica Universitária. Além disso, o aluno de medicina da Universidade Brasil conta com uma biblioteca com acervo bibliográfico – tanto físico quanto virtual – rico e atualizado, com a disponibilização de recursos tecnológicos que promovem acessibilidade ao conhecimento e espaços confortáveis para o estudo.
O curso de medicina da Universidade Brasil prioriza a teoria contextualizada e aplicada à prática desde o seu primeiro semestre, incentivando a metodologia ativa de ensino e centrando a construção do conhecimento no aluno. A interdisciplinaridade, bem como a integração básico- clínica, são fundamentos da metodologia do curso.
A vivência prática também é priorizada precocemente na formação discente. Para isso, conta como cenários de atuação do aluno os diversos equipamentos de saúde da cidade de Fernandópolis e região (Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento, Centro de Atenção Psicossocial, ambulatório de especialidades médicas municipal e hospitais conveniados). Atividades de extensão aproximam ainda mais os alunos à realidade social, com promoção de projetos em escolas e coletividades, possibilitando o contato do aluno com a gestão, atenção e educação em saúde em suas mais diversas formas.
A matriz curricular do curso de medicina da UB é dividida em 5 eixos: bases biológicas da ciência médica; práticas clínicas, habilidades e atitudes médicas; pesquisa, inovação e profissionalismo; integração ensino, serviço e comunidade e eletivo. Nos 8 primeiros semestres, o aluno tem a vivência dos módulos que compõem os eixos de maneira interdisciplinar e contextualizada, permitindo a construção do conhecimento em sua integralidade. Do 9º ao 12º semestre acontece o internato, com o aprendizado em serviço de maneira supervisionada. Nessa fase do curso, o aluno tem contato com as grandes áreas da medicina (Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Ginecologia e Obstetrícia) em equipamentos de saúde de atenção primária, secundária e terciária de Fernandópolis e outras cidades do estado de São Paulo através de convênios, permitindo o treinamento orientado em serviço. Dessa forma, o egresso de medicina da UB estará capacitado para, de maneira responsável, crítica e ética, atuar competentemente na prevenção, promoção, tratamento e reabilitação em saúde nos diversos níveis de atenção.
Maiores informações sobre a matriz curricular estão disponíveis no Projeto Pedagógico do Curso nos links úteis.
O corpo docente do curso de medicina da UB conta com professores renomados, em sua maioria mestres e doutores, com vasta experiência em docência, pesquisa e preceptoria, capacitados a serem agentes facilitadores do processo de ensino-aprendizagem do aluno.
O curso de medicina da Universidade Brasil adota uma abordagem contínua em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a profissionalização tanto dos docentes quanto dos profissionais de saúde. Dentre seus objetivos, estão: a capacitação docente e de e profissionais da saúde na aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes; oferta de ferramentas para o desenvolvimento individual e institucional no processo de ensino-aprendizagem; promoção da reflexão sobre a prática docente, incentivando a inovação e a reinvenção das abordagens educacionais, visando uma prática ética e criativa; estímulo ao uso de recursos tecnológicos e estratégias educacionais variadas para proporcionar experiências educacionais transformadoras , entre outros.
Maiores informações sobre o programa estão disponíveis nos links úteis.
A estrutura curricular do curso de Medicina é continuamente desenvolvida com elementos inovadores, visando a alcançar o perfil do egresso almejado e os objetivos do curso, além de atender plenamente às diretrizes curriculares e às exigências do mercado de trabalho. A ênfase em metodologias ativas, módulos eletivos para diversificação da formação, acesso a bioengenharia e tecnologia de dispositivos médicos e integração de competências em gestão e educação em saúde são exemplos do compromisso da UB em oferecer um curso de medicina de excelência, formando médicos altamente capacitados e em sintonia com as demandas da realidade atual.
Ao concluir o curso de Medicina da UB, tem-se a formação de um médico tecnicamente habilitado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais a atuar na promoção, prevenção, recuperação, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, tanto individual quanto coletivamente, de maneira ética e humana e aplicando criticamente a medicina baseada em evidências, além de estar em consonância com as demandas atuais do mercado de trabalho.
Maiores informações sobre o perfil do egresso estão disponíveis no Projeto Pedagógico do Curso nos links úteis.
Coordenadores
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) em 2008, fez Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Regional de Presidente...
Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) em 2008, fez Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Regional de Presidente Prudente (SP) no período de 2010-2012 e Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital Santa Marcelina (SP) (2012-2014). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2019. Trabalhou no Programa de Saúde da Família no município de Campinas-SP em 2009, além ter atuado em atendimento de urgência e emergência e ainda assistir pacientes da área da hematologia junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atenção suplementar em saúde. Iniciou atividade de docência junto a Instituições de Ensino Superior em 2015, e ingressou como docente na Universidade Brasil em 2022. Desde agosto de 2023 coordena o curso de medicina da Universidade Brasil.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (2017). É neurologista (2020-2023) e neurofisologista clínico (2023-2024) e mestrando do programa...
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (2017). É neurologista (2020-2023) e neurofisologista clínico (2023-2024) e mestrando do programa de pós-graduação em enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. Faz parte do Grupo de Pesquisa Estudos, Formação e Desenvolvimento Educacional na Saúde, do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes, desde 2023, na linha de pesquisa Social and human sciences in health professions (Ciências Sociais e Humanas nas Profissões da Saúde), vinculada como pesquisador do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação em Saúde – CEDES/FAMERP. É supervisor e docente do módulo de Saúde do Adulto, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Brasil do Campus Fernandópolis. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em neurologia, neurofisiologia clínica e educação médica.
Fale com a gente:
Giullia Bianca Ferraciolli do Couto
Enfermeira e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Bioengenharia pela Universidade Brasil
“Defendi meu Mestrado no meio da pandemia e hoje ainda me lembro de ser uma experiência tranquila, pelo modo como os professores trataram, não houve incerteza. O que mais chama a atenção na Universidade Brasil é a facilidade de comunicação com professores e coordenadores. Hoje eu sinto que sou uma pesquisadora, amo a pesquisa, estudar, o processo de educação e o Mestrado trouxe essa experiência para mim. Além disso, possibilita várias outras portas abertas. O mestrado muda a visão profissional”
Bruno Augusto Martins da Silva
aluno de Enfermagem em Fernandópolis, passou em concurso público e assumiu o cargo de enfermeiro.
“A UB esteve ligada ao meu crescimento de forma principal nestes anos, com seu time excelente de professores. Os materiais/laboratórios ajudaram muito nessa etapa também”.
Mariana da Silva Carvalho
aluna de Enfermagem em Fernandópolis, aprovada no programa de residência multiprofissional da FAMERP de São José do Rio Preto.
“Foi o melhor que eu poderia ter durante minha formação acadêmica, serei eternamente grata por todos os professores que sempre deram o melhor em sala de aula e nos campos de estágio. Mesmo com todas as dificuldades de passar por uma pandemia durante a graduação, eles se desdobraram para encontrar uma diferente forma de ensinar”.
Kátia
estudante da Universidade Brasil, do curso de nutrição-EAD do 10° semestre.
“Olhando para trás e relembrando, todo o processo que foi chegar até aqui, sei que hoje estou saindo uma profissional digna de exercer essa função, me sinto uma profissional completa, e isso contou muito com o auxílio do coordenador do curso, que sempre foi muito acessível, me apoiou e me abraçou como aluna. Tenho outras formações, mas hoje posso dizer que a Universidade Brasil formou uma excelente Nutricionista.”