ESCOLHA SUA ÁREA DE INTERESSE
LATO SENSU
Clínica Integrada
Dentística
Ortodontia
STRICTO SENSU
Mestrado Profissional
Bioengenharia
Ciências Ambientais
Produção Animal
Mestrado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Doutorado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Pós-Doutorado Acadêmico
Engenharia Biomédica
Indique para um amigo
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais tem como missão promover a sustentabilidade no desenvolvimento municipal por PD&I em Gestão Ambiental, com a formação de profissionais capazes de gerir, ensinar, pesquisar e desenvolver soluções para problemas socioeconômicos, ambientais e de saúde. Ainda, tem como objetivo geral, a formação interdisciplinar de profissionais com competência para:
O Programa é constituído por um corpo docente altamente qualificado, todos com titulação de Doutorado e com ótima inserção no mercado profissional das Ciências Ambientais, atuando como consultores e assessores técnicos em gestão, projetos e licenciamentos ambientais. A infraestrutura de ensino e pesquisa possui Laboratórios, Fazenda de Ensino e Pesquisa, Laboratórios de Informática, Biblioteca e Salas de aulas climatizadas. Tem como público-alvo os profissionais de diferentes áreas de formação e atuação.
Em sua formação de pós-graduação, os profissionais podem executar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento, dentro das linhas de pesquisa de:
(1) Gestão e dinâmica de ecossistemas urbanos e rurais, que conduz projetos técnico-científicos para estudos e normatização de processos em ecossistemas urbanos e rurais visando a gestão ambiental integrada de municípios; ou
(2) Saúde e desenvolvimento social nos municípios, que visa o desenvolvimento de estudos e pesquisas que produzirão referências, produtos e metodologias, para a elaboração de políticas, legislações, programas de educação e tecnologias para a mitigação dos problemas inerentes a interação ambiente e sociedade nos municípios.
Atingindo esse objetivo, o Programa cumpre sua missão que é promover a sustentabilidade no desenvolvimento municipal por PD&I em Gestão Ambiental, com a formação de profissionais capazes de gerir, ensinar, pesquisar e desenvolver soluções para problemas socioeconômicos, ambientais e de saúde.
O Programa de Mestrado em Ciências Ambientais tem o objetivo de formar profissionais com competência para atuar, interdisciplinarmente, na área de concentração de Gestão Ambiental Integrada em Municípios, ou seja, capacitar profissionais no desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas à gestão ambiental, com ênfase as necessidades de municípios e subprefeituras.
Diante do exposto, o Público-alvo são profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento, já inseridos ou não no mercado, que buscam formação direcionada para gestão ambiental das atividades públicas e privadas nos municípios, atuando em gerência, análise, ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco na sustentabilidade do ambiente urbano e rural.
E, conforme as características regionais de onde o Programa atua, espera-se que os Egressos sejam capazes de atuar na gestão ambiental de empresas privadas ou instituições/setores públicos, lecionar disciplinas aderentes às ciências ambientais, participar de conselhos municipais de meio ambiente, compor equipes de avaliação de impactos ambientais, entre outros. Espera-se que esse profissional, em sua atuação, sempre busque a implementação da consciência ambiental, redução dos impactos sobre os recursos naturais e sociais e a sustentabilidade das atividades socioeconômicas.
Consulte também ofertas especiais,
bolsas de estudo e financiamentos.
Rodrigo Barbosa Lorena
Engenheiro Ambiental e Sanitária. Mestre em Ciências Ambientais/Universidade Brasil.
Secretaria do Meio Ambiente de Limeira d`Oeste – MG
“Para mim o Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil foi muito importante, porque permitiu me aprofundar e pesquisar em uma área em que atuo profissionalmente, justamente porque estava precisando me aperfeiçoar. Eu acredito que o grande diferencial desse Programa de Mestrado é a qualidade dos Professores, todos Doutores, com grande experiência acadêmica e no mercado de trabalho profissional.”