ub-logo-blue

Egressos da UB da Medicina Veterinária de Descalvado fazem sucesso no mundo árabe

Culturalmente falando, existem poucas semelhanças entre qualquer cidade do Brasil e lugares como Doha, no Qatar, ou Dubai, nos Emirados Árabes. No entanto, isso não foi um problema para egressos do curso de Medicina Veterinária do campus de Descalvado da Universidade Brasil, que atravessaram o mundo e têm carreiras de sucesso nesses locais.

egressos-da-ub-da-medicina-veterinaria-de-descalvado-fazem-sucesso-no-mundo-arabe-2

O que a UB pode fazer por você

Envie para um amigo

Um desses ex-alunos é Ronaldo Fornielles, que vive no Qatar há um ano e dois meses e trabalha como clínico e cirurgião em um Hospital Veterinário em Doha. Ao contrário dos brasileiros, os locais costumam ter predileção por pets que consideramos exóticos, como falcões e pássaros, por exemplo. Além disso, gatos são mais comuns que cachorros, por serem considerados sagrados na religião muçulmana. Até com leões ele já teve que lidar.

“Aqui você meio que faz tudo. Não importa a especialização que você tenha, tem que fazer de tudo um pouco. Você acaba aprendendo a fazer clínica de tudo, mas a minha rotina maior é a com felinos, cirurgia geral”, explica.

De acordo com ele, a experiência de estudar na UB foi determinante para sua carreira. “Essa conexão que temos com a UB, com os professores, permanece. A gente acaba se tornando uma rede de acolhimento e orientação. Eu vim para cá justamente porque em uma conversa com o coordenador do curso, ele me disse que estavam contratando. Mandei meu currículo e hoje estou aqui. Então a UB foi importante até nisso”, conta. 

ronaldo-em-dubai-universidade-brasil

Ronaldo Fornielles, vivendo no Qatar há um ano e dois meses e trabalha como clínico e cirurgião em um Hospital Veterinário em Doha.

matheus-em-dubai-universidade-brasil

Desde 2019 no Qatar, Matheus Teixeira Seixas e Silva, também egresso da Medicina Veterinária de Descalvado, é contratado de uma clínica como cirurgião geral e ortopedista especialista em cães, gatos e animais exóticos.

Já a egressa Aline Cardoso chegou nos Emirados Árabes para trabalhar em uma fazenda, cuidando de bezerros. Atualmente, é veterinária técnica de uma famosa marca de suplementos em Dubai, onde vive há um ano e meio. Segundo ela, passadas as dificuldades iniciais de adaptação, especialmente em relação ao idioma e cultura locais, o saldo agora é somente positivo.

“Aqui tem muita oportunidade de trabalho e eles não têm mão de obra. Além de ser um local muito seguro”, diz. Ela também lembra da importância da formação prática que adquiriu estudando na UB. “Tive contato com muitos animais: grandes, pequenos, pesquisa, então me ajudou muito a enxergar o que eu realmente queria”, completa.

alunos-ub-em-dubai

Aline Cardoso, atualmente, é veterinária técnica de uma famosa marca de suplementos em Dubai.

Desde 2019 no Qatar, Matheus Teixeira Seixas e Silva, também egresso da Medicina Veterinária de Descalvado, é contratado de uma clínica como cirurgião geral e ortopedista especialista em cães, gatos e animais exóticos. Além disso, faz trabalhos como consultor de manejo e cuidados gerais de grandes felinos, cuidando atualmente de mais de 25 leões e auxiliando em zoológicos.

“Como fui um dos primeiros ortopedistas a chegar por aqui com casos complexos de sucesso, até mesmo de fratura em leões, acabei até sendo chamado para operar fraturas em camelos no maior hospital de camelo do Qatar, construído pelo Rei”, diz. 

Assim como seus colegas, ele reforça o sentido de comunidade trazido pelos seus tempos de estudante na UB. “A proximidade com os professores, que foram os melhores que eu poderia ter, e essa proximidade com eles como amigos e como uma família proporciona grande vantagem em poder sempre absorver tudo que eles têm a oferecer. A UB sempre me proporcionou muitas oportunidades e sempre que pude abracei todas elas durante a graduação, os estágios e a residência”. 

Com inscrições abertas, a Universidade Brasil possui estrutura completa para o curso de Medicina Veterinária nos Campus em Descalvado, Fernandópolis e Itaquera. O aluno tem acesso a um completo Hospital Veterinário Escola, que atende animais de grande porte, além dos animais silvestres, bovinos, equinos, cachorros e gatos.

Pular para o conteúdo