Pós-graduação Engenharia Biomédica

Informações sobre histórico do curso, corpo docente e mais.

Navegue abaixo:

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica tem uma trajetória de excelência desde a sua recomendação pelo CTC da CAPES em setembro de 2009. Este programa, que oferece cursos de mestrado e doutorado, tem desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais altamente qualificados na área.

Em 2010, um marco importante foi alcançado com a titulação dos primeiros alunos de mestrado, representando o início da jornada acadêmica de muitos futuros engenheiros biomédicos. Dois anos depois, em 2012, celebramos a titulação dos primeiros doutores do programa, sinalizando um avanço significativo na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras para a área biomédica.

Desde o ano 2000, o programa conta com um corpo docente permanente de professores-pesquisadores altamente qualificados, dedicados às áreas de Engenharia Biomédica. O aspecto notável deste corpo docente é a sua diversidade, abrangendo diversas formações, incluindo engenheiros, físicos, químicos, médicos, biólogos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos. Essa diversidade de expertise contribui significativamente para a abordagem multidisciplinar e inovadora do programa.

Ao longo dos anos, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica tem se destacado não apenas na formação de recursos humanos altamente qualificados, mas também na produção de pesquisas de ponta que têm impactado positivamente o campo da Engenharia Biomédica. Com um histórico de sucesso e um corpo docente diversificado e dedicado, o programa continua a avançar na vanguarda da pesquisa e educação em Engenharia Biomédica, contribuindo para melhorias significativas na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

Obtenção de Título de Mestre

O programa é projetado para ser concluído em até dois anos. Os créditos do curso podem ser obtidos como descrito abaixo:

CRÉDITOS

CH

4 Disciplinas Obrigatórias

4 Disciplinas Optativas ou Artigos publicados*

Elaboração qualificação e apresentação da Dissertação

Submeter um artigo Eng. IV

≥ A4

Estágio de docência (bolsista CAPES)

1 Semestre

Exame proficiência em uma língua

Inglês

1 disciplina = 3 créditos. 1 crédito = 15 horas aula.

Corpo Docente

O corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica é composto por 14 docentes doutores: sendo 11 contratados pela Universidade Brasil e 3 professores colaboradores de outras IES.

Pode-se observar no corpo docente permanente uma grande variedade de locais de formação dos doutores, tanto em termos nacionais quanto internacionais, assim como de diferentes áreas de conhecimento, evidenciando uma boa distribuição de suas procedências. A maioria dos docentes permanentes obtiveram seu doutorado há 05 (cinco) ou mais anos, mantendo todo o tempo uma boa produção científica em termos de orientações e publicações, indicando um alto nível de experiência e capacidade acadêmica e científica.

Conheça nosso Corpo Docente: